A composição corporal é formada por aproximadamente 60% de água. Este líquido é vital para ajudar o corpo a funcionar adequadamente e é em grande parte responsável pela dissolução de nutrientes e eliminação de resíduos.
Quando o corpo não consegue eliminar o excesso de água, isso é chamado de retenção de líquidos. A retenção é muitas vezes temporária e facilmente tratada. No entanto, às vezes pode ser uma indicação de uma condição médica grave.
Se você estiver com retenção de líquidos por mais de uma semana, é importante consultar seu médico para determinar a causa da retenção e descartar possíveis condições de saúde.
E para explicar como reduzir a retenção de líquidos, compartilho com vocês o artigo abaixo. Siga a leitura e confira!
O que é a retenção de líquidos?
Retenção de líquidos significa que há excesso de água no tecido do corpo que faz com que o corpo inche, especialmente nas extremidades.
Ela é frequentemente causada pelo aumento da pressão sanguínea nas veias, o que aumenta a pressão nos capilares.
As alterações irregulares nos vasos sanguíneos estão frequentemente associadas aos hábitos alimentares.
Então, como se reconhece a retenção de água no corpo minhas lindas? Geralmente é notado pela primeira vez por causa do inchaço das extremidades.
Uma indicação de retenção de líquidos é a dificuldade de perder peso, apesar dos esforços da dieta.
Os sinais físicos são mais evidentes, no entanto, tais como tornozelos inchados e ganho de peso inexplicável em um curto período de tempo.
Causas da retenção de água
O corpo de algumas pessoas reage mal a certos tipos de alimentos que tendem a aumentar a retenção de líquidos.
Ela também está ligada à deficiência de proteínas, anemia e à alta necessidade de ingestão de vitaminas e suplementos.
A retenção ainda pode ser o resultado de uma condição médica envolvendo órgãos como fígado, coração ou rins. Quando uma área do corpo não está funcionando corretamente, o corpo tende a reter líquido nessa área do corpo.
Dessa forma, o corpo torna-se incapaz de eliminar o fluido adequadamente quando certas condições médicas estão presentes.
Além disso, ficar em pé por longos períodos de tempo faz com que os fluidos se acumulem nas pernas, aumentando assim a retenção de líquidos.
O clima quente também pode levar à retenção, porque o corpo é menos eficiente na remoção de líquidos do corpo.
Há maior risco de retenção de líquidos para as mulheres devido aos níveis hormonais variados.
O edema da menopausa e pré-menstrual é causado pelo efeito dos hormônios no equilíbrio hídrico.
As alterações hormonais para as mulheres antes do período menstrual também causam retenção e podem resultar em sintomas como sensibilidade mamária.
Reduza a retenção de líquidos
Uma maneira de reduzir a retenção de líquidos é aumentar a ingestão de potássio comendo alimentos saudáveis, como vegetais e frutas.
Esses alimentos contêm nutrientes que ajudam a evitar que os vasos sanguíneos vazem fluido nos espaços dos tecidos. Além do potássio, a ingestão de vitamina B6 ou piridoxina também pode ajudar.
Reduzir o consumo de alimentos ricos em sódio é importante porque muito sódio no sangue pode afetar os tecidos fazendo com que eles retenham água.
As mulheres que sofrem de retenção são mais propensas a estar acima do peso. O problema começa quando se inicia uma dieta de baixa caloria, que não ajuda a reduzir a retenção de líquidos.
Em vez disso, esse tipo de dieta tende a piorar a retenção. Normalmente, não há proteína suficiente em uma dieta de baixa caloria, e a proteína é um nutriente importante na prevenção de alterações anormais nos tecidos do corpo.
O movimento regular também é necessário. Atividades como andar de bicicleta e caminhar também podem ajudar a bombear toda a água ou quaisquer outros fluidos nos tornozelos e pernas. O exercício físico realmente ajuda no alargamento dos vasos sanguíneos.
Tenha uma vida saudável
Como foi possível observar, a retenção de líquidos é um grande problema e que afeta uma parcela considerável de pessoas. Mas ao se adotar um estilo de vida saudável, é possível reverter este quadro.
Para isso, siga as dicas que dei acima, e não se esqueça de praticar atividades físicas regulares. Além de evitar a retenção de líquidos, você terá mais saúde e disposição!
Gostou do artigo? Então me siga também em meu canal do Youtube! Lá dou muitas dicas sobre saúde e emagrecimento!