No momento você está vendo Por que o IMC pode não ser a melhor métrica?

Por que o IMC pode não ser a melhor métrica?

O índice de massa corporal (IMC) é uma das formas mais populares de medir a composição corporal no que se refere à saúde. 

No entanto, a pesquisa indica que o IMC não é a representação mais precisa e pode ter sérias limitações na distribuição de peso, percentual de gordura corporal e diferentes dados demográficos. 

Para explicar porque o IMC pode não ser a melhor métrica para determinar o peso corporal de uma pessoa, compartilho o artigo abaixo.

Definindo o IMC 

As medições de IMC são obtidas usando uma fórmula que encontra a proporção entre a altura e o peso de uma pessoa. A fórmula usa o peso de uma pessoa em quilogramas dividido pelo quadrado de sua altura em metros.

Essa medida é usada para classificar as pessoas em categorias específicas de baixo peso, peso normal, sobrepeso ou obesidade. Essas categorias são usadas para determinar a probabilidade de problemas ou riscos potenciais à saúde. 

O que o IMC pode revelar

Embora o IMC seja apenas um dos muitos fatores usados ​​para apontar riscos potenciais à saúde, ele é mais frequentemente correlacionado com as seguintes condições em populações com sobrepeso e obesidade: 

  • Doença cardíaca coronária
  • Hipertensão
  • Osteoartrite
  • Apneia do sono e outras condições respiratórias
  • Certos tipos de câncer
  • Derrame
  • Diabetes tipo 2

Para aqueles com um IMC abaixo da faixa saudável ou normal, existem outras condições de saúde potenciais significativas:

  • Doença cardiovascular
  • Depressão
  • Dificuldade para engravidar
  • Pele seca
  • Perda de cabelo
  • Ciclos menstruais irregulares
  • Deficiências de nutrientes
  • Osteoporose
  • Função do sistema imunológico reduzida

Por que o IMC não é a melhor métrica?

Embora o IMC possa ser uma maneira rápida, acessível e facilmente acessível de rastrear a saúde de uma pessoa, ela não é a melhor métrica para determinar a composição corporal. 

O principal motivo é que o IMC não mede o percentual de gordura corporal. A porcentagem de gordura corporal é a porcentagem do seu corpo que é tecido adiposo em comparação com a massa corporal total. 

Normalmente se mede com pinças de dobras cutâneas, impedância bioelétrica ou, com mais precisão, por meio de uma varredura de raios-X DXA. 

Um dos principais problemas com o IMC é que ele não pode explicar a diferença entre músculo e gordura. Como o tecido muscular é mais denso que a gordura, muitos atletas e fisiculturistas podem parecer estar acima do peso de acordo com o IMC, apesar de estarem no auge da saúde atlética.

O percentual de gordura corporal fornecerá uma melhor avaliação da saúde porque o risco de doença está mais correlacionado com a gordura corporal do que com o peso corporal.

Além disso, o IMC não mede a distribuição de gordura corporal. Afinal, localização específica da gordura é outro fator importante ao considerar a saúde geral e é uma medida para a qual o IMC não se ajusta. 

A gordura corporal superior em torno da barriga e a gordura visceral estão mais correlacionadas com complicações de saúde, como doenças cardiovasculares, do que a gordura corporal inferior em torno das coxas e na região das nádegas. 

Inclusive, um estudo de 2017 descobriu que pessoas com o mesmo IMC podem ter perfis de risco muito diferentes para ataque cardíaco, derrame e diabetes, dependendo do estilo de vida, dieta e onde a gordura está localizada em seus corpos. 

Leia também::: Composição corporal: o que é e por que é importante

Cuide do seu peso

É por isso que, mais que avaliar o IMC de uma pessoa, é fundamental compreender sua composição corporal. É ela que nos dará a informação correta sobre percentual de gordura, sua localização e o que precisa ser feito para eliminá-la.

Por isso que aqui na EB Clinic contamos com uma equipe multidisciplinar que avalia os pacientes de forma integrativa, observando não apenas seu IMC, mas sim sua composição corporal como um todo. 

Com base nisso, elaboramos a melhor estratégia de emagrecimento, feita sob medida para cada pessoa de acordo com suas características únicas.

Por fim, espero que tenha compreendido porque o IMC não é a melhor métrica para avaliar a saúde de uma pessoa e, caso queira agendar uma consulta para um emagrecimento saudável, basta clicar no botão abaixo!