No momento você está vendo Qual a relação das bactérias intestinais com a vitamina D?

Qual a relação das bactérias intestinais com a vitamina D?

Sabia que a vitamina D também está ligada diretamente à sua saúde intestinal? Na verdade, novas pesquisas sugerem que ela pode estar ligada a um microbioma intestinal mais saudável, que é essencial para a função do sistema imunológico, regulação hormonal e saúde óssea.

E falar sobre a vitamina D é ainda mais importante diante do grande número de brasileiros com hipovitaminose. Afinal, a vitamina D é um pró-hormônio descrito como um importante regulador do metabolismo ósseo. Recentemente, também foi reconhecido por seu papel no sistema imunológico.

Mas a ligação entre a saúde intestinal e a vitamina D é bastante recente, e tem um papel fundamental na forma como ativamos este nutriente. Inclusive, é o que compartilho no artigo abaixo!

O que diz a pesquisa?

Publicada na revista Nature Communications em novembro de 2020, a pesquisa analisou dados de 567 homens que participaram de um estudo maior sobre risco de fratura osteoporótica.

Os pesquisadores usaram o sequenciamento de rRNA para identificar os tipos de bactérias presentes nas amostras de fezes e compararam com os níveis de vitamina D em amostras de soro sanguíneo. 

Esses pesquisadores descobriram que os participantes com vitamina D mais ativa também apresentavam maior diversidade geral do microbioma — o que é considerado essencial para uma melhor saúde intestinal.

De acordo com os pesquisadores, a conexão está ligada a uma substância chamada butirato. Se você tem um intestino saudável, suas bactérias benéficas produzem mais butirato.

Ele é basicamente o subproduto produzido quando as fibras são quebradas por essas bactérias boas. Butirato leva a um aumento de vitamina D. Então, quanto mais você tem, mais D você absorve.

Leia também::: O que comemos influência na composição do nosso intestino?

Importância da sintetização da vitamina D

Mas aqui está o problema: a palavra “ativo” é mais importante do que parece, porque você pode obter vitamina D suficiente da luz solar e de suplementos, mas se o seu corpo não metabolizar isso, você não obterá os benefícios que a vitamina oferece.

Entre eles, podemos citar construir e manter os ossos, aumentar a massa corporal magra, aumentar a aptidão aeróbica e melhorar o sistema imunológico.

A boa notícia é que é provável que você possa aumentar a quantidade de vitamina D que está absorvendo por meio de hábitos saudáveis. Isso inclui refeições com alimentos nutritivos, como vegetais, legumes, frutas e grãos integrais.

Além disso, à medida que sua função intestinal melhora, sua absorção de vitamina D também aumenta. As mudanças no estilo de vida não apenas fornecerá vitaminas e minerais importantes, mas também promoverá um ambiente nutritivo para bactérias intestinais saudáveis.

Leia também::: Alimentos que causam inflamação

Cuide da sua saúde intestinal

A microbiota intestinal abundante e diversificada é o sinal de um intestino saudável que é capaz de absorver adequadamente os micronutrientes (incluindo a vitamina D).

E como apresentei acima, estudos recentes revelam que as inadequações nutricionais provavelmente afetam o microbioma intestinal e a capacidade do intestino de funcionar adequadamente.

Já outro estudo, de 2017 e publicado na Frontiers indica que a deficiência de vitamina D está associada à interrupção das bactérias intestinais, de modo que níveis suficientes de vitamina D podem melhorar a saúde intestinal (e vice-versa).

 Dessa forma, mais que consumir doses adequadas de vitamina D, é fundamental que sua saúde intestinal também esteja em dia. Assim é possível absorver corretamente este, entre outros, nutrientes.

Por fim, espero que tenham compreendido a relação entre saúde intestinal e vitamina D e, para mais dicas e muita informação, siga também meu canal do Youtube!