Nas férias, numa festa de aniversário, num casamento, numa reunião de amigos… há sempre uma desculpa perfeita para cometer exageros alimentares.
Uma vez por ano não faz mal, mas quando as desculpas são recorrentes, cabe a nós nos fazermos um alerta e ficar atento ao que estamos fazendo com nosso corpo. Inclusive, defendo a ideia de que de vez em quando, podemos sair da dieta.
Mas ela precisa ser uma exceção, e jamais uma regra!
Afinal, devemos tornar a alimentação um prazer, e não uma rotina desgastante. Se for assim, atingiremos mais rapidamente nossos objetivos de emagrecimento e conseguiremos atingir o ponto de mantermos definitivamente magra.
Mas se você sofre com os exageros alimentares, confira as dicas que preparei no artigo abaixo. Siga a leitura e já compartilha também este material com quem mais precisa dessas informações!
Tenha consciência
Primeiro passo: se você já se comportou mal e abusou da comida, não se mortifique sentindo-se culpada. O que passou, passou.
Agora o que corresponde é voltar ao caminho da alimentação saudável. Se exageramos no consumo (algo que obviamente não é saudável), não faz sentido exagerar na restrição.
Nenhuma dessas opções é saudável ou equilibrada, nos estressam e nos esgotam emocionalmente.
A receita é muito simples: por exemplo, coma de forma inteligente, selecione o que come corretamente, prefira ingredientes mais saudáveis no preparo de sua comida, coma as porções corretas e não se esqueça dos hábitos de exercício, descanso e boa hidratação.
Leia também::: O que comemos influência na composição do nosso intestino?
Siga esses conselhos
No entanto, para evitar cair na armadilha dos excessos, preparei estas dicas que vão facilitar-lhe uma alimentação saudável sem recorrer a esforços humanos extra.
1. Cuidado para não cair na armadilha dos desejos
Saiba identificar quando você realmente sente fome ou quando está comendo por ansiedade. Seu corpo sabe te dizer quando você está comendo demais, não chegue a esse limite, cuide das porções do que você come.
2. Hidrate-se constantemente
Beber bastante água ao longo do dia ajudará a controlar a fome e os desejos. Aliás, em climas quentes, as temperaturas serão mais altas, de modo que o corpo precisará reabastecer mais líquidos. Uma opção deliciosa e prática é preparar águas aromatizadas com hortelã, pepino ou fruta.
3. Reduza — ou corte totalmente — a ingestão de açúcar
Na hora de escolher sua alimentação, procure alternativas para não consumir mais açúcar do que deveria. Prefira beber água antes de bebidas açucaradas. Tenha em mente que sua porção diária de frutas também está lhe dando uma porção de açúcar.
4. Cuide da sua digestão
Não se esqueça de incluir alimentos ricos em fibras, legumes e frutas durante sua dieta. Evite alimentos processados, fast foods ou bebidas carbonatadas.
5. Planeje sua alimentação
Se você sabe que em uma das refeições você vai comer mais do que deveria, ou essa porção vai ser maior, alterne na próxima refeição com uma porção ou alimentos mais leves.
Por exemplo, se você tem um almoço especial e não quer se restringir, coma algo leve como uma salada no jantar.
6. Com mais frutas e hortaliças
Esta é a recomendação mais básica de nutrição e ainda a mais difícil para muitas pessoas. Você deve consumir 5 porções ao dia: 3 frutas (no café da manhã e lanches) e 2 vegetais (no almoço e jantar) ou vice-versa, 2 frutas e 3 vegetais.
Por exemplo, um consumo adequado desses dois grupos de alimentos nos fornece água e fibras, ambos necessários para manter um trânsito digestivo adequado que geralmente parece mais lento após excessos.
7. Não pule os horários das refeições
Procure fazer os três principais horários das refeições e inclua lanches. Estabeleça uma ordem e horários para comer. Em feriados ou finais de semana, quando a rotina muda e tendemos a acordar mais tarde, evite pular o café da manhã.
8. Tenha cuidado com o álcool
Lembre-se de que as bebidas alcoólicas são ricas em teor energético de gorduras e açúcares. Consumi-los em excesso fará com que seu corpo os armazene como gordura.
9. Reduza a quantidade de farinha
Seu consumo não é ruim, seu excesso sim, principalmente quando se trata de farinhas ultraprocessadas. Quando consumimos muita farinha, uma parte é usada para energia e outra para reservas de glicogênio e gordura (este último claro, se houver excesso calórico), o glicogênio também acumula água e, portanto, o inchaço e a gordura que você sente.
10. Coma de forma inteligente
Escolha bem o que come, prefira preparar receitas com ingredientes mais saudáveis, coma as porções corretas e não se esqueça dos hábitos de exercício, descanso e boa hidratação.
Leia também::: Alimentos que causam inflamação
Cuide de você
Como viu, evitar os exageros alimentares está mais relacionado com nossa consciência e objetivos de um peso saudável do que uma mudança drástica em nosso estilo de vida.
Além disso, se queremos emagrecer e manter um peso saudável, devemos ter persistência e adotar hábitos para toda nossa vida. Mas isso não quer dizer que de vez em quando você não possa sair da rotina.
Mas é importante saber que os exageros alimentares devem ser uma exceção, e jamais uma regra de vida, combinado?
Espero por fim que vocês tenham compreendido como evitar os exageros alimentares e, para lhe ajudar com seu emagrecimento, clique no botão abaixo e faça o download gratuito do meu ebook “O poder da motivação e da autoestima para a perda de peso”.