A má saúde intestinal pode levar a inflamação, ganho de peso, má digestão, inchaço e muito mais, como resultado de uma microbiota desequilibrada.
E esse desequilíbrio está diretamente ligado ao que ingerimos. Enquanto alguns alimentos são bons, outros potencializam as bactérias ruins que temos no sistema gastrointestinal.
Aliás, estima-se que tenhamos 40 trilhões de bactérias no nosso corpo, boas e ruins. Mas é fundamental que neste equilíbrio, as boas sejam maiorias.
Para conseguir isso, alguns alimentos podem fazer toda a diferença conforme apresento no artigo abaixo! Siga a leitura e confira!
O que é microbiota intestinal?
Você sabia que de todas as células do nosso corpo, apenas cerca de 10% são células humanas? O restante é composto por cerca de 40 trilhões de microrganismos que têm grande influência em nossa saúde e bem-estar.
O termo “microbiota intestinal”, muitas vezes referido como flora intestinal ou microbioma intestinal, é usado para as pequenas bactérias e outros microorganismos que chamam nosso intestino de lar.
Existem dezenas de trilhões de microbiota intestinal individual em todos, com cerca de dois terços deles sendo específicos para cada um de nós. Embora grande parte de nossas bactérias intestinais seja única, ela desempenha as mesmas funções para todos, incluindo:
- Digestão
- Produção de vitaminas (especificamente vitamina B e K)
- Combate a superprodução de outros microrganismos no intestino
- Desempenha um papel importante no sistema imunológico
- Absorção de nutrientes
- Protegendo da doença
A microbiota intestinal desempenha um papel tão importante na função cotidiana do corpo humano que os especialistas agora se referem a ela como um “órgão adquirido”, que é criado desde o momento em que você nasce e muda ao longo de toda a sua vida.
Portanto, é um “órgão” que precisa de atenção e cuidados para funcionar no seu melhor. Adicionar alimentos que equilibram o intestino à sua dieta é uma maneira de assumir o controle e cuidar desse órgão mais importante.
Alimentos que melhoram a saúde intestinal
Existem vários alimentos diferentes que ajudam a equilibrar e promover a microbiota intestinal saudável.
Aqui estão os principais alimentos que você pode incluir em sua dieta para ajudar a garantir a saúde intestinal contínua ou para controlar sintomas como inchaço, dor de estômago ou ganho de peso.
1. Alimentos Fermentados
Quando se trata de alimentos para equilibrar o intestino, os alimentos fermentados são uma das melhores novas adições que você pode fazer.
Eles geralmente não são uma grande parte das dietas existentes de muitas pessoas e, portanto, fazem uma mudança positiva que você pode implementar imediatamente.
Os alimentos fermentados são úteis para equilibrar o intestino porque são ricos em propriedades probióticas que ajudam a promover boas bactérias intestinais e ajudam na digestão.
Alimentos como kimchi, chucrute, kefir e kombucha são alimentos fermentados de fácil acesso que você pode usar para ajudar a equilibrar sua saúde intestinal.
2. Cúrcuma
A cúrcuma é uma especiaria repleta de sabor e frequentemente encontrada na culinária indiana. No entanto, este ingrediente de cores vivas é muito mais do que apenas uma adição saborosa à sua comida, pois possui vários benefícios comprovados para a saúde digestiva.
Estudos mostraram que pode reduzir a inflamação, o que é particularmente útil para pessoas que sofrem de doenças como a Síndrome do Intestino Irritável (SII), mas também pode ajudar na perda de peso e melhorar o bem-estar geral e a saúde intestinal.
Não só foi demonstrado que este tempero maravilhoso reduz o inchaço e os gases, mas a cúrcuma também promove a produção de bile da vesícula biliar, o que ajuda na quebra de certos alimentos.
Portanto, ajuda na digestão, tornando-se um dos melhores alimentos para o intestino equilibrar os alimentos disponíveis.
3. Alho
O alho é conhecido como um prebiótico, um tipo de fibra indigerível que ajuda a alimentar boas bactérias em seu intestino.
Portanto, adicionar alho às suas refeições pode ser um grande benefício para combater a má saúde intestinal.
Não só isso, além de promover bactérias saudáveis, o alho também é comumente conhecido por aumentar a imunidade.
Leia também::: Qual a relação das bactérias intestinais com a vitamina D?
4. Caldo de Osso
O caldo de osso é um dos alimentos mais benéficos que você pode comer para promover um intestino saudável. Ele contém gelatina e colágeno naturais que ajudam a selar o revestimento da mucosa do intestino, promovendo assim a digestão adequada.
Além disso, o caldo de osso também contém aminoácidos que ajudam ainda mais a integridade intestinal.
5. Iogurte Grego
O iogurte grego é outro dos alimentos que equilibram o intestino, que contém altos níveis de probióticos e, portanto, ajuda a equilibrar as bactérias intestinais e a promover uma digestão saudável.
Este alimento que equilibra o intestino não é apenas uma adição simples e prontamente disponível à sua dieta, mas também é cheio de proteínas, tornando-o uma ótima maneira de começar o dia.
Mas ao comprar o iogurte grego, fique atento aos ingredientes. Infelizmente, alguns contém açúcar adicionado, e estes devem ser evitados.
6. Banana
As bananas têm sido um remédio holístico para um estômago ruim, devido aos altos níveis de fibra alimentar que contêm.
Uma banana de tamanho médio contém cerca de 3g de fibra, o que ajuda a melhorar a digestão, além de ser rica em prebióticos.
Além disso, quando a saúde intestinal é ruim, pode ser complicado para o intestino absorver certos alimentos, mas as bananas são uma fonte de nutrientes facilmente absorvida, tornando-as uma excelente opção para melhorar a saúde intestinal.
7. Vinagre de Maçã
O vinagre de maçã é outro prebiótico que pode ser adicionado a alimentos, molhos ou simplesmente bebido com água para melhorar a saúde intestinal.
Estudos mostram que o vinagre de maçã ajuda a promover bactérias intestinais saudáveis, melhorando sua saúde intestinal de forma geral.
Leia também::: Whey protein engorda?
Dê preferência por alimentos saudáveis
Comer alimentos que equilibram o intestino como parte de suas refeições do dia a dia não é a única maneira de melhorar a saúde intestinal.
Reduzir os níveis de estresse, cortar alimentos açucarados e processados e adicionar um suplemento prebiótico e probiótico em sua dieta pode fazer uma grande diferença.
Por fim, espero que tenha compreendido como e quais alimentos favorecem a saúde intestinal e, para saber mais sobre emagrecimento e o poder da motivação, confira o ebook que preparei sobre o tema clicando no botão abaixo!