Sua jornada de emagrecimento é motivada pelo desejo de se olhar bem no espelho, de ser saudável ou de ambos?
O emagrecimento é mais frequentemente observado na balança, no espelho e pela forma como sua roupa se encaixa.
Mas embora esses fatores possam aumentar sua motivação, é importante lembrar que sua aparência no espelho ou o número na balança não devem ser seu único incentivo.
O desejo de perder peso deve ser motivado em primeiro lugar pela necessidade de ser saudável.
No artigo que compartilho com vocês abaixo, explico mais sobre este tema, e também as diferenças entre ser magra e estar magra.
Magro e saudável
Há muitas pessoas que podem parecer magras por fora, mas não são saudáveis por dentro.
Viver saudável é mais do que perder peso. Trata-se de tratar bem o seu corpo, fortalecer os músculos e alimentá-lo com os nutrientes necessários para o funcionamento ideal.
Alguém que é magro, mas não saudável, pode ser o que chamamos de “gordo magro”. Embora possam não estar acima do peso, sua dieta consiste principalmente em fast food e alimentos processados e carece dos nutrientes de uma dieta rica em frutas, vegetais e gorduras saudáveis.
Seus músculos estão fracos e gradualmente se tornando mais fracos porque não estão sendo fortalecidos através do exercício.
Esse indivíduo ainda pode estar em risco de problemas graves, como doenças cardíacas. Embora sejam magros (e possam ter a forma do corpo que você deseja), eles são tão insalubres quanto alguém que está acima do peso.
Leia também:::: Quais alimentos favorecem a saúde intestinal?
Metabolicamente obesas
Além disso, pesquisas recentes mostraram que é perfeitamente possível estar em risco de doenças muito semelhantes às de pessoas obesas com uma dieta pobre.
Um estudo recente publicado no Journal of the American Medical Association descobriu que quase 1 em cada 4 pessoas magras tem pré-diabetes e são “metabolicamente obesas”.
Assim como alguns estudos sobre adolescentes descobriram que 37% das crianças magras tinham um ou mais sinais de pré-diabetes, como hipertensão arterial, açúcar elevado no sangue ou colesterol alto.
Isso mostra que, independentemente de quão ativos eles fossem, sua dieta pobre ainda era um fator muito importante para o risco de doenças e problemas de saúde.
Leia também::: Emagrecimento e alterações hormonais
Ser magra x estar magra
Além disso, é preciso entender que uma pessoa historicamente magra, e que acabou engordando nos últimos tempos por algum motivo, terá muito mais facilidade de emagrecer do que aquela que tem um histórico de sobrepeso ou obesidade.
É por isso que é fundamental uma abordagem individual para cada pessoa. Nela analisaremos seus aspectos físicos, psicológicos, sociais e espirituais, para a melhor estratégia de emagrecimento.
Mais ainda: além de uma estratégia de emagrecimento, é preciso que ela permite que a pessoa seja saudável e tenha qualidade de vida.
Por fim, espero que tenham compreendido as diferenças entre ser magra e estar magra, e para mais informações, clique no botão abaixo e faça o download gratuito do meu ebook “O Poder da Motivação e da Autoestima para a Perda de Peso”.