Estar acima do peso pode ser um problema real, mental e fisicamente e é por isso que todo mundo quer acelerar o processo de emagrecimento, de forma rápida e eficaz.
Ao longo dos anos, as pessoas estão encontrando maneiras de acelerar seu processo de perda de peso. No entanto, o exercício, o tempo, a energia, o tipo de corpo, e a dieta desempenham papéis significativos na decisão do ritmo de perda de peso.
E de modo geral, acelerar o processo de emagrecimento pode funcionar para alguns, enquanto não para outros. Afinal, cada pessoa é única, e que difere também o metabolismo.
Para falar mais sobre o tema, e como acelerar o processo de emagrecimento de forma segura e cientificamente comprovada, preparei o artigo abaixo. Siga a leitura e tire suas dúvidas!
Entendendo a ciência do metabolismo
Metabolismo é o processo de conversão de alimentos e nutrientes em energia. É um processo interno que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, para manter o corpo funcionando mesmo durante os períodos de descanso ou sono.
A velocidade do metabolismo depende de vários fatores, como idade, sexo, massa muscular e gordura corporal, fatores genéticos e níveis de atividade.
A taxa metabólica diminui naturalmente com o avançar da idade. Embora uma pessoa não possa controlar os fatores genéticos, existem algumas dicas que podem ajudar a acelerar o processo de emagrecimento acelerando o metabolismo.
1. Coma mais proteína
O corpo queima mais calorias ao digerir proteínas em comparação com carboidratos e gorduras. Inclua proteínas magras, como peixe, frango de carne branca, ovos, feijão, nozes e laticínios com baixo teor de gordura na dieta.
Pesquisas mostram que a taxa metabólica aumenta de 15 a 30% durante a digestão de proteínas, enquanto permanece de 5 a 10% para carboidratos e 0 a 3% para gorduras.
Leia também::: Emagrecimento e alterações hormonais
2. Beba mais água
O corpo precisa de água para queimar calorias. Estudos mostram que as pessoas que bebem cerca de oito copos de água por dia queimam mais calorias do que aquelas que bebem menos.
Além disso, a taxa metabólica acelera ao consumir água fria, pois o corpo utiliza energia para aproximar a temperatura dessa água da temperatura corporal.
3. Não fique parado
Formas curtas e intensas de exercícios ajudam a queimar mais gordura, pois ajudam a aumentar a taxa metabólica.
Exercícios de alta intensidade, como levantamento de peso e os usados no crossfit podem ajudá-lo a aumentar sua taxa metabólica.
Além disso, saiba que ficar sentado por longas horas reduz a taxa metabólica e também evita que o corpo queime gordura. É aconselhável levantar-se com frequência ou fazer caminhadas curtas.
4. Tenha mais músculos
Como já disse anteriormente, seu corpo queima calorias constantemente, mesmo quando você não está fazendo nada. Essa taxa metabólica de repouso é muito maior em pessoas com mais músculos.
Cada quilo de músculo usa cerca de 6 calorias por dia apenas para se sustentar, enquanto cada quilo de gordura queima apenas 2 calorias por dia.
Essa pequena diferença pode aumentar com o tempo. Após uma sessão de musculação, os músculos são ativados em todo o corpo, aumentando sua taxa metabólica diária média.
5. Coma com atenção
A alimentação consciente é uma prática em que as pessoas prestam atenção em como e onde comem os alimentos.
Esta prática pode permitir que as pessoas desfrutem dos alimentos que ingerem e mantenham um peso saudável.
Como a maioria das pessoas leva uma vida ocupada, geralmente tende a comer rapidamente correndo, no carro, trabalhando em suas mesas e assistindo TV. Como resultado, muitas pessoas mal estão cientes dos alimentos que estão comendo.
Técnicas para alimentação consciente incluem:
- Sentar-se para comer, de preferência à mesa. Preste atenção à comida e aproveite a experiência.
- Evitar distrações enquanto come. Não ligue a TV, notebook ou celular.
- Coma devagar, tire um tempo para mastigar e saborear a comida. Essa técnica ajuda na perda de peso, pois dá ao cérebro de uma pessoa tempo suficiente para reconhecer os sinais de que ela está cheia, o que pode ajudar a evitar excessos.
- Faça escolhas alimentares ponderadas. Escolha alimentos cheios de nutrientes e que satisfaçam por horas em vez de minutos.
Leia também::: Quais alimentos favorecem a saúde intestinal?
Cuide do seu corpo
Sempre que não há milagre quando se fala em acelerar o processo de emagrecimento, mas seguindo as dicas acima é possível atingir objetivos mais rápidos. Inclusive, aqui na Clínica EB desenvolvemos o Método EB Definitivamente Magra.
Nele, usamos uma abordagem personalizada de acordo com as queixas, exames laboratoriais e físicos. Ou seja, aplicamos uma visão do ser humano de forma integral, mente, emoções, sentimentos, sintomas físicos.
Por fim, espero que tenha compreendido mais sobre como acelerar o processo de emagrecimento e, para aprofundar ainda mais seu conhecimento sobre o tema, siga meu canal do Youtube!