A pílula anticoncepcional é uma das maiores inovações na saúde da mulher. Ao fornecer proteção segura, eficaz e conveniente contra gravidez indesejada ou não planejada, a pílula deu às mulheres mais controle sobre sua própria vida sexual e saúde reprodutiva.
Mas assim como tem benefícios, como qualquer outro medicamento, ela também tem efeitos adversos no corpo. Estar atento a eles é fundamental para quem deseja ter mais saúde e qualidade de vida.
No artigo que compartilho abaixo, detalho mais sobre a pílula anticoncepcional, como ela age no corpo, e quais as desvantagens do seu uso. Confira!
O que é a pílula anticoncepcional?
As pílulas anticoncepcionais são contraceptivos orais que usam uma combinação de hormônios (progestina + estradiol) ou apenas um (progestina) para evitar a gravidez.
As pílulas anticoncepcionais vêm em uma embalagem e você toma uma pílula todos os dias. Cada tipo de pílula tem diferentes quantidades de pílulas placebo (inativas) que não contêm hormônios.
As pílulas de placebo na embalagem estão lá para alertar seu corpo a ter algo que se assemelhe à sua menstruação. Se você não tomar essas pílulas, poderá pular o sangramento completamente – e isso não aumenta o risco de gravidez.
Leia também::: Quais as causas do efeito sanfona?
Como elas funcionam?
Você pode ter ouvido que a pílula “engana” seu corpo para pensar que você está grávida, mas isso não é totalmente correto.
Progestina e estradiol, as versões sintéticas de progesterona e estrogênio que as pílulas anticoncepcionais combinadas contêm, funcionam por:
- Alterar os ciclos de feedback hormonal e suprimir seus níveis de hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH), hormônio folículo-estimulante (FSH) e hormônio luteinizante (LH) – isso efetivamente interrompe seu ciclo menstrual e impede o desenvolvimento e liberação de óvulos
- Espessamento do muco cervical para evitar que o esperma chegue a um óvulo
- Afinar o endométrio (ou o revestimento do útero) para dificultar a implantação de um embrião
- Retardar a jornada do ovo através das tubas uterinas
Por outro lado, as pílulas anticoncepcionais não combinadas que contêm apenas progestina, funcionam de maneira diferente dependendo da forma de progestina.
Pílulas com noretindrona engrossam o muco cervical, afinam o endométrio e retardam a jornada do óvulo pelas tubas uterinas, mas não suprimem a ovulação para todas as usuárias. Em contrapartida, as pílulas com drospirenona (uma opção mais recente) suprimem a ovulação.
Quais os efeitos da pílula anticoncepcional no corpo?
A pílula, como qualquer tipo de controle de natalidade, tem alguns efeitos colaterais. Embora alguns deles tenham provado ser causados diretamente pela pílula, outros parecem estar associados à pílula, mas não está claro se são causados por ela.
Alguns efeitos colaterais da pílula combinada que são fortemente apoiados por pesquisas:
- Sangramento irregular (mais provável se você estiver tomando a dose contínua ou pílulas de ciclo prolongado)
- Sensibilidade dos seios
- Náuseas
- Dor de cabeça
- Aumento do risco de colesterol alto, ataque cardíaco e acidente vascular cerebral
- Aumento do risco de coágulos sanguíneos (especialmente para certas pessoas, como se você fuma e/ou tem mais de 35 anos de idade)
Outros efeitos colaterais, como ganho de peso ou depressão, foram observados por pessoas que usaram contraceptivos orais combinados.
Leia também::: Por que temos dificuldade para emagrecer?
Como evitar os efeitos colaterais?
A melhor maneira de prevenir os efeitos colaterais dos anticoncepcionais é selecionar o anticoncepcional certo para você.
É útil lembrar que sempre que você inicia um novo anticoncepcional hormonal, seu corpo precisa de algum tempo para se ajustar.
Se a qualquer momento você não estiver satisfeita com o método que está usando, há outras opções, incluindo o adesivo, anéis vaginais ou um dispositivo intrauterino (DIU).
Importante lembrar que todos os métodos anticoncepcionais são reversíveis, permitindo que a mulher possa engravidar caso deixe de usá-los.
Por fim, espero que tenham compreendido quais os efeitos da pílula anticoncepcional no corpo e, para mais informações sobre saúde da mulher, siga também meu canal do Youtube!