Os hormônios desempenham um papel importante na regulação da fome e da saciedade. Por isso, em uma estratégia de emagrecimento saudável, é fundamental estar atento também aos níveis dos chamados hormônios da fome.
Afinal, alterações em seus níveis podem influenciar diretamente na fome e como a pessoa consegue atingir seus objetivos e emagrecimento. Por isso, mais que dieta e exercícios, uma estratégia de emagrecimento deve também estar atenta aos fatores hormonais.
No artigo que compartilho abaixo, trago mais informações sobre os hormônios da fome, e quais são os principais. Siga a leitura e tire suas dúvidas!
Hormônios que controlam a fome
Existem vários hormônios e interações hormonais que influenciam a fome. Entender como esses hormônios da fome interagem é fundamental. Aqui estão os influenciadores significativos:
Leptina
O aumento dos níveis de leptina aciona o hipotálamo para diminuir a fome. A leptina é secretada pelo tecido adiposo (gordura corporal) na corrente sanguínea. Níveis mais altos de leptina coincidem com níveis mais altos de gordura corporal e aumentam com a ingestão de alimentos.
Grelina
A grelina trabalha com o hipotálamo para aumentar a fome. É produzido pelo estômago e intestino delgado quando o estômago está vazio.
Leia também::: Obesidade tem cura? Tire essa dúvida agora!
Adiponectina
A adiponectina é secretada pelas células adiposas e aumenta à medida que seu nível de gordura corporal diminui. Por outro lado, quando os níveis de gordura corporal aumentam, os níveis de adiponectina diminuem.
Colecistoquinina
A colecistoquinina é produzida no intestino delgado durante e após a alimentação. Ativa a liberação de enzimas biliares e digestivas no intestino delgado, suprime a fome e aumenta a sensação de saciedade.
Peptídeo YY
O peptídeo YY suprime a fome por cerca de 12 horas após a refeição. É produzido nos intestinos grosso e delgado.
Insulina
A insulina regula os níveis de açúcar no sangue e suprime a fome. É produzido no pâncreas.
Glucocorticóides
Glucocorticóides em quantidades excessivas aumentam a fome, enquanto uma deficiência de cortisol pode reduzir a fome. Eles são produzidos pelas glândulas supra-renais e têm várias funções, incluindo a regulação da inflamação.
O que causa desequilíbrio hormonal?
O desequilíbrio dos hormônios da fome são influenciados por diversos fatores. Por exemplo, dietas radicais ou jejuns impróprios podem interromper o equilíbrio dos hormônios da fome no corpo.
De acordo com um estudo, dietas radicais projetadas para perda de peso podem suprimir os hormônios leptina em 40%, o que pode levar à resistência à leptina e aumentar os níveis de grelina. Isso eventualmente aumenta a fome e leva a uma ingestão mais calórica.
O estresse também tem um grande impacto em seu corpo e, como resultado, seus hábitos alimentares podem sofrer.
Mas a causa mais comum de excessos induzidos pelo estresse são os níveis elevados de cortisol. À medida que os níveis de cortisol aumentam, a resistência à leptina se desenvolve. Isso pode levar ao ganho de peso.
Quando se trata de perder peso, o sono desempenha um papel importante porque afeta os hormônios da fome. De acordo com estudos, a privação do sono faz com que hormônios como a grelina e o cortisol aumentem, reduzindo os hormônios da saciedade. Essas mudanças aumentam a ingestão de alimentos e, assim, contribuem para o ganho de peso.
Leia também::: Como encontrar um nutrólogo em Fortaleza?
Emagrecimento e estilo de vida
É por isso que, quando se fala em estratégia de emagrecimento, uma abordagem multidisciplinar precisa fazer parte de todo o tratamento.
Dessa forma é possível analisar e corrigir o estilo de vida das pessoas, visando potencializar seu emagrecimento e garantindo a manutenção do peso saudável.
Aqui na EB Clínic temos o Método EB Definitivamente Magra, no qual analisamos corpo, mente e espírito das pessoas, numa abordagem integrativa, e elaborando estratégias personalizadas de emagrecimento para nossos pacientes.
Espero por fim que tenha compreendido quais são os hormônios da fome e como eles influenciam no emagrecimento. E para conhecer meu Método EB Definitivamente Magra, basta clicar no botão abaixo!