Quando há o questionamento se a obesidade tem cura, é preciso entender antes de tudo que trata-se de uma doença crônica. E sim, é possível reverter um quadro de obesidade.
Aliás, trata-se de um problema cada vez maior: dados do Ministério da Saúde apontam que quase seis em cada dez brasileiros (57,25%) estavam com sobrepeso em 2021.
O índice representou uma oscilação negativa pequena em relação ao ano anterior, quando ficou em 57,5%. Antes da pandemia, em 2019, a taxa era menor, de 55,4%.
A condição era maior entre homens (59,9%) do que entre mulheres (55%). Já na distribuição por faixas etárias, o problema era mais incidente nas faixas de 45 a 54 (64,4%), 55 a 64 (64%) e 35 a 44 (62,4%).
No artigo que compartilho com vocês abaixo, detalho o tema e também explico que a obesidade tem cura sim. Vamos conferir?
Quais são as causas da obesidade?
Em primeiro lugar, é importante reconhecer que a obesidade é uma doença crônica que deve ser diagnóstico e tratamento adequado.
As pessoas que sofrem de obesidade também podem ter diabetes, artrite e doenças cardíacas, o que torna importante abordar as causas subjacentes da obesidade e trabalhar para manter um peso saudável.
Ingestão calórica
Quando ingerimos mais calorias do que precisamos, o excesso de energia é armazenado como gordura. Ingerir mais calorias do que seu corpo queima resultará em ganho de peso.
Fatores Ambientais
Como uma sociedade industrial, nos movemos menos e queimamos menos calorias do que as gerações anteriores. Ao mesmo tempo, fomos ensinados que a comida é uma fonte de prazer.
Costumamos usá-lo como recompensa ou para celebrar eventos. Esses fatores ajudaram a contribuir para a cultura onde comemos mais e queimamos menos.
Fatores biológicos
Seus sentimentos de fome e saciedade são controlados por um sistema complexo que envolve o cérebro, hormônios, trato gastrointestinal e outros órgãos vitais.
Se houver uma falha no sistema, seu corpo pode estar enviando sinais para comer mais, o que pode levar ao ganho de peso.
Componentes genéticos
Sua composição genética pode torná-lo predisposto ao ganho de peso e à obesidade. Embora essa característica seja transmitida por seus pais, é apenas um fator em sua saúde geral, o que significa que você ainda pode perder peso.
Medicamentos
Muitos medicamentos podem influenciar o quão bem os diferentes sistemas do seu corpo são capazes de se comunicar. Embora o ganho de peso possa ser um efeito colateral indesejado de alguns medicamentos, você pode tomar medidas para mitigar os efeitos.
Gatilhos Comportamentais
Comer alimentos, especialmente aqueles ricos em gordura, açúcar e sal, aciona o centro de prazer em nossos cérebros e parece que estamos nos recompensando.
Sabores e cheiros podem até trazer lembranças agradáveis, o que só aumenta a experiência de comer. É importante reconhecer quando estamos consumindo para alimentar nossos corpos e quando estamos comendo por prazer e não nos empolgamos com o comer emocional.
Leia também::: Por que temos dificuldade para emagrecer?
Obesidade tem cura?
Como mencionei no início, a obesidade tem cura, embora perder peso possa ser um desafio, e maior ainda evitar recuperar o peso.
À medida que você perde peso, seu corpo passa por mudanças que podem realmente funcionar contra você. Muitas pessoas experimentarão um metabolismo mais baixo, uma maior sensação de fome e mudanças hormonais que incentivam o ganho de peso.
Isso pode dificultar a manutenção da perda de peso a longo prazo. É por isso que é importante estar ciente desses fatores e assumir o compromisso de mudar seu estilo de vida para obter uma perda de peso duradoura e uma melhor saúde geral.
Aqui na EB Clínic temos uma estratégia de emagrecimento multidisciplinar, que já permitiu que dezenas de pessoas que sofriam com a obesidade pudessem alcançar um peso saudável. Mais que isso, conseguiram manter-se magras.
Para isso, temos uma equipe multidisciplinar, que avalia todos os aspectos individuais de cada paciente, e elabora o melhor plano de emagrecimento. Dessa forma é possível ter resultados mais rápidos e concretos.
Benefícios de emagrecer
Embora a obesidade seja considerada uma doença crônica que não pode necessariamente ser curada, você pode seguir estas etapas para ajudar a controlar a doença:
- Combine uma dieta de baixa caloria com exercícios regulares
- Monitore seu peso
- Evite ser sedentário
- Siga uma abordagem integrativa
À medida que você trabalha para controlar sua obesidade, lembre-se de que perder apenas 5-10% do seu peso corporal melhorará significativamente sua saúde. Comece com pequenos objetivos focados na saúde e não apenas no seu peso.
Por fim, espero que tenha compreendido que a obesidade tem cura e que você pode ter o peso que sempre sonhou. E para conhecer nosso Método EB Definitivamente Magra, basta clicar no botão abaixo!