Depois de nove meses de barriga crescendo e tendo seu corpo não parecendo com o seu, você só quer saber como emagrecer no pós-parto.
Enquanto muitas de nós desejamos poder perder magicamente todos os quilos extras da gravidez no momento em que o bebê finalmente chega, o fato é que ninguém – nem mesmo as celebridades! — volta para seu corpo pré-bebê tão rapidamente.
Mas mesmo assim é possível emagrecer no pós-parto, por meio de uma abordagem que compartilho com vocês abaixo. Siga a leitura e confira!
Quanto peso você perde após o parto?
A maioria das mulheres perde cerca de 13 quilos após o parto, seja por parto vaginal ou por cesariana. A maior parte disso vem, é claro, do seu bebê – já que a maioria dos recém-nascidos pesa entre 3 e 5 quilos.
O resto dessa perda de peso inicial vem da liberação da placenta e da perda dos líquidos amnióticos que cercavam seu bebê no útero.
Você pode perder um pouco mais durante a primeira semana pós-parto simplesmente eliminando líquidos retidos.
Considerando que as mulheres de peso médio devem ganhar entre 25 e 35 quilos durante a gravidez, essa perda é um começo saudável. Mas não é tudo, claro.
Seu corpo ainda está segurando o peso extra das reservas de gordura que você ganhou ao longo da gravidez, que não desaparecerá tão rapidamente.
E mesmo se você estiver perto do seu peso pré-gravidez logo após o parto, seu corpo provavelmente ainda parecerá um pouco diferente do que você está acostumada.
À medida que seu útero encolhe de volta ao tamanho pré-gravidez (o que geralmente leva cerca de seis semanas), seu abdômen ainda parecerá redondo e inchado.
Quanto tempo leva para perder peso após a gravidez?
Muitas mulheres que ganharam a quantidade recomendada de peso durante a gravidez descobrem que são capazes de emagrecer no pós-parto dentro de seis meses a um ano após o parto – o que os especialistas dizem ser uma meta razoável.
Mas isso é apenas uma estimativa e, em última análise, a linha do tempo de cada uma é única.
Se você ganhou mais peso do que a quantidade recomendada durante a gravidez, por exemplo, pode levar um tempo extra – de 10 meses a dois anos – para se recuperar.
Lembre-se também de que, mesmo depois de atingir esse número familiar na balança, seu corpo pode não parecer exatamente como era.
Algumas mulheres notam que sua barriga é mais flácida, seus quadris são mais largos ou seus seios são menores (principalmente se amamentaram) depois de ter um bebê.
Todas essas mudanças são o resultado da incrível façanha física de criar seu filho e trazê-lo ao mundo – e eles merecem ser comemorados.
A amamentação ajuda a perder peso?
Sim. Seu corpo queima entre 400 e 500 calorias por dia produzindo leite materno, que vem de sua dieta, bem como da gordura que você armazenou durante a gravidez.
Esse aumento na queima de calorias é suficiente para ajudar algumas mães a voltar ao peso pré-gravidez sem fazer muito mais.
A amamentação também estimula a liberação de hormônios que ajudam a diminuir o útero e a barriga pós-parto.
Mesmo assim, a amamentação não é um bilhete garantido de volta ao seu corpo pré-bebê, e você não deve necessariamente olhar para isso dessa maneira.
Na verdade, muitas mães descobrem que comem mais do que o normal durante a amamentação porque estão com muito mais fome, o que, por sua vez, significa que elas mantêm os últimos 5 a 10 quilos de peso do bebê.
Esse apetite aumentado é completamente normal – seu corpo precisa de mais calorias para alimentar sua produção de leite.
Além disso, ignorar seu apetite ou tentar deliberadamente reduzir muito a ingestão de alimentos pode prejudicar seu suprimento de leite.
As mamães muitas vezes descobrem que perdem os últimos quilos quando param de amamentar e seus apetites voltam ao normal. Apenas certifique-se de não continuar a comer as 400 a 500 calorias extras por dia depois de terminar a amamentação.
Se a amamentação por si só não for suficiente para ajudá-lo a retornar ao seu peso antigo, o ideal é seguir também uma estratégia de emagrecimento acompanhada por uma equipe multidisciplinar.
Leia também::: Por que temos dificuldade para emagrecer?
Tenha o acompanhamento certo
O ideal é que essa equipe seja formada por médicos nutrólogos, nutricionistas, educadores físicos, entre outros. Cada um vai ajudar de acordo com sua especialidade, e elaborar uma estratégia de emagrecimento sob medida para você.
Aqui na EB Clínic desenvolvemos o Método EB Definitivamente Magra, que tem ajudado dezenas de mulheres nos últimos anos a recuperar o peso e com isso emagrecer no pós-parto.
Para isso seguimos uma abordagem exclusiva, que avalia o corpo de forma de integrativa e determina quais abordagens serão feitas, além de nutrir o corpo adequadamente.
Por fim, caso você deseja emagrecer no pós-parto e venha tendo dificuldades, clique no botão abaixo e agende uma consulta de avaliação.