Todos querem começar uma jornada de emagrecimento, mas só de pensar em sair da zona de conforto, logo desistem da ideia.
Afinal, sair da zona de conforto é assustador. Caso contrário, por que seria chamada de zona de “conforto”? Mas, e se não fosse? E se sair dessa zona fosse algo natural para você?
Começando aquela conversa com um estranho. Correndo aquele meio quilômetro extra. Experimentando uma nova receita para a sua preparação de refeições…
Se você deseja realmente iniciar sua jornada de emagrecimento, dar o primeiro passo para fora dessa zona de conforto é essencial. E é sobre isso que detalho no artigo abaixo!
O que é a Zona de Conforto?
A zona de conforto é um conjunto de comportamentos, rotinas e ações típicos que são familiares.
Consiste em seus hábitos e rotinas regulares em que você experimenta baixos níveis de estresse e ansiedade com pouco ou nenhum risco envolvido.
As pessoas que dizem “viver na zona de conforto” geralmente assumem riscos mínimos e recebem recompensas mínimas em troca.
E como tal “zona” lhe é segura, você evita sair dela e ter de encarar medos, desafios ou o desconhecido.
No caso do emagrecimento, muitos desejam emagrecer, mas não dão início ao processo por medo de sair da sua zona de conforto.
Leia também::: Como evitar o ganho de peso na menopausa?
5 passos para iniciar sua jornada de emagrecimento
Se quer sair da zona de conforto, e iniciar sua jornada de emagrecimento, apresento seus cinco primeiros passos:
1. Conheça os sinais
Ser capaz de identificar quando seu foco está caindo é uma ótima maneira de ajudar a evitar cair na armadilha da complacência.
Os sinais podem incluir; não manter seu diário de alimentação, reduzir seu exercício, não planejar com antecedência, etc.
2. Espere o Inesperado
A vida pode ficar agitada sem aviso prévio. É quando nossos esforços de controle de peso podem ficar em segundo plano.
Se você conseguir manter um pouco o seu plano de controle de peso, poderá descobrir que lida com o período estressante de forma mais eficaz.
3. Renove suas metas
Ao avaliar seus objetivos regularmente, você terá algo para trabalhar. Isso ajudará a mantê-la motivada e reduzir o risco de ficar perigosamente confortável.
4. Seja gentil consigo mesmo
Se você perder o foco, não se culpe por isso. A motivação vai cair de vez em quando, mas não deixe que ela derrote todas as suas boas intenções.
Mantenha-se positivo e acredite que você voltará aos trilhos. Tente fazer afirmações positivas todas as manhãs para ajudar a recuperar sua autoconfiança. Por exemplo, ‘hoje será um bom dia’ ou ‘farei boas escolhas hoje’.
5. Experimente um tamanho menor
Isso pode ajudá-la a se sentir desconfortável novamente e estimulá-la a fazer escolhas melhores. Dê uma boa olhada em si mesmo no espelho.
Se houver alguma coisa com a qual você não esteja feliz, use isso como motivação positiva! Não existe o corpo perfeito, então seja realista ao fazer este exercício. Tente não insistir em coisas que estão fora de seu controle, como estrias.
Leia também::: Obesidade tem cura? Tire essa dúvida agora!
Tenha um emagrecimento saudável
Lembre-se principalmente que a jornada de emagrecimento é diferente para cada pessoa. Para alguns, pode ser mais rápida, para outras mais difícil e tortuosa.
Mas com determinação, e seguindo o planejamento previamente estabelecido, você também pode ter um emagrecimento saudável e atingir o peso que sempre sonhou.
Por fim, espero que as dicas que compartilhei neste pode lhe ajude a sair da sua zona de conforto e seguir sua jornada de emagrecimento. E para mais dicas e informações como esta, siga também meu canal do YouTube!