Perder peso rapidamente pode comprometer suas chances de sucesso a longo prazo, além de apresentar uma série de efeitos colaterais.
A perda rápida de peso pode levar a deficiências nutricionais. Além disso, seu corpo pode entender que há algo errado com seu organismo e frear a perda de peso. Mais que isso, pode fazer você recuperar todo o peso que perdeu, causando o efeito sanfona.
Para explicar de forma mais detalhada porque perder peso rapidamente não é indicado, preparei o artigo abaixo. Siga a leitura e descubra!
Que velocidade você pode perder peso?
A primeira – e talvez a melhor – razão para controlar o ritmo quando se trata de perda de peso é que ela tende a ser mais eficaz para manter os quilos perdidos.
Dietas da moda ou radicais que prometem resultados rápidos geralmente não são algo que uma pessoa possa sustentar por meses ou anos.
Aliás, estima-se que até 95% das pessoas que fazem dieta sem qualquer estratégia recuperam o peso.
Se você está tentando evitar o temido efeito ioiô de recuperar o peso que perdeu (e talvez ganhar mais), ir devagar é uma boa ideia.
As pessoas que perdem peso a uma taxa de cerca de 1 a 2 quilos por semana são mais bem-sucedidas em manter seu progresso do que aquelas que perdem em um ritmo mais rápido.
Esta afirmação é apoiada por uma revisão sistemática e meta-análise publicada no British Journal of Nutrition, que descobriu que, mesmo quando a quantidade de perda de peso foi semelhante, as pessoas que perderam o peso gradualmente, em vez de rapidamente, observaram maiores reduções no percentual de gordura corporal e na massa gorda.
Perda de músculos, e não de gordura
Quando ocorre uma rápida perda de peso, é muito mais provável que você perca peso da água, músculos ou mesmo massa óssea.
Para simplificar, uma boa perda de peso é perder gordura. Perda de peso ruim é perder músculos.
Você deseja manter sua massa muscular por vários motivos, mas no sentido de perda de peso, o músculo aumenta o metabolismo ajudando você a queimar mais calorias mesmo quando está em repouso.
E você provavelmente precisa seguir uma dieta radical por um mês ou mais para que esses problemas de saúde entrem em vigor.
Formas extremas disso são anorexia ou bulimia, mas formas mais brandas são provavelmente muito mais comuns do que as pessoas pensam.
Leia também::: Alimentos que ajudam a combater a fadiga
Por que perder peso rapidamente é uma má ideia?
O problema com a perda de peso rápida, e a razão pela qual nunca funciona a longo prazo, é que seu corpo não deve perder peso rapidamente.
Assim que você tenta fazer isso, algumas mudanças significativas acontecem em seu corpo, tais como.
1. Seus hormônios são sinalizados por sua gordura
Nem toda gordura corporal é ruim para você, e TODA ela tem um propósito.
A gordura corporal armazenada está em proporção direta com um hormônio chamado leptina. Esse hormônio controla o apetite, modula o metabolismo e promove a queima de gordura.
Quando os níveis de gordura caem rapidamente, os níveis de leptina também caem rapidamente, e seu corpo aciona um mecanismo que faz parecer que você está morrendo de fome. Isso desliga os sistemas e faz com que seu corpo faça tudo o que pode para economizar energia e impedir que você perca mais peso.
2. Deficiência nutricional de perda de peso rápida
Dietas restritivas e extremamente baixas em calorias geralmente são deficientes em vitaminas/minerais necessários.
A falta de vitaminas leva a pele, cabelos e unhas pouco saudáveis. Junto com um sistema imunológico suprimido. Isso significa que é mais provável que você fique doente. Então, seus treinos se tornam menos produtivos, ou até mesmo ignorados, interrompendo ainda mais seus esforços de perda de peso.
A falta de minerais pode levar a batimentos cardíacos irregulares, cãibras musculares e perda de massa óssea. Isso também pode inibir sua rotina de exercícios, levar à fadiga prematura e retardar seu processo de recuperação.
A falta de ingestão adequada de proteínas e aminoácidos pode inibir o crescimento muscular e possivelmente reduzir a massa muscular magra existente. Como o músculo é um tecido metabolicamente ativo, seu metabolismo se alimenta por esse precioso tecido.
Quando você perde músculos, seu metabolismo fica mais lento e torna ainda mais difícil manter o peso.
3. Complicações psicológicas da perda de peso rápida
A restrição severa não é sustentável a longo prazo pode levar as pessoas a um ciclo de compulsão/restrição – o corpo lutando com a mente para tentar obter nutrientes suficientes para sobreviver.
É apenas uma questão de tempo até que sua força de vontade se quebre e, muitas vezes, leve a um padrão de compulsão alimentar seguido de culpa e, em seguida, compulsão alimentar de culpa emocional.
Este ciclo muitas vezes leva a um pensamento gravemente desordenado sobre comida e peso, e frequentemente em distúrbios alimentares como anorexia e bulimia.
Dietas restritivas podem se tornar socialmente excludentes – você está tão preocupado com sua alimentação que não está aproveitando a vida com sua família e amigos.
Leia também::: O que significa estar abaixo do peso?
Siga uma estratégia de emagrecimento saudável
Como fica claro, perder peso rapidamente pode não ser a melhor opção e, em longo prazo, pode cobrar um alto preço da sua saúde.
Nesse sentido, o ideal é buscar uma estratégia de emagrecimento saudável. Para isso, é fundamental um acompanhamento multidisciplinar, observando aspectos físicos, emocionais e hormonais de cada pessoa.
Com base nisso, é feito o melhor planejamento de emagrecimento, visando a perda de peso constante e saudável, e com a reposição adequada de minerais e vitaminas. Assim, você emagrece e mantém seu organismo saudável.
Assim é o nosso Método EB Definitivamente Magra, que proporciona esse emagrecimento saudável e sustentável ao longo do tempo.
Por fim, espero que tenha compreendido porque perder peso rapidamente não é aconselhado e, para agendar uma consulta e conhecer o Método EB Definitivamente Magra, basta clicar no botão abaixo!