A perda de peso é difícil. Muitas pessoas lhe dirão: “São as calorias que entram versus as calorias que saem” – como se seu corpo fosse uma simples equação matemática. Honestamente, algumas pessoas têm dificuldade para emagrecer.
É preciso entender que existem muitos outros fatores em jogo, e estes incluem genética, ambiente, hábitos de sono e massa muscular, entre outros. O controle de peso é incrivelmente complicado.
Por isso, alguns podem ter dificuldade para emagrecer, enquanto para outros é um processo mais fácil. Para detalhar mais este tema, compartilho com vocês o artigo abaixo!
Saúde intestinal
Pesquisas recentes estão descobrindo o quão importante seu microbioma (a coleção de bactérias em seu intestino) é para sua saúde e potencialmente para seu peso.
Uma revisão publicada em junho de 2020 na Preventive Nutrition and Food Science descobriu que probióticos, prebióticos e simbióticos (misturas de probióticos e prebióticos) podem ajudar a prevenir o ganho de peso.
Também relatou que pessoas com menos diversidade em seus microbiomas intestinais eram mais propensas a ter um índice de massa corporal (IMC) mais alto.
A importância dos músculos
Outro fator que pode causar dificuldade para emagrecer é a perda da massa muscular, principalmente durante o envelhecimento.
Por exemplo, à medida que as mulheres atingem a menopausa e os níveis de estrogênio começam a cair, elas perdem músculos conforme envelhecem.
De fato, a massa muscular diminui de 3 a 8% a cada década após os 30 anos, de acordo com pesquisas. Isso é um grande problema, porque o músculo queima mais calorias do que gordura.
Dessa maneira, as mulheres na pós-menopausa são mais propensas a ganhar gordura corporal e precisam de menos calorias à medida que envelhecem.
Além disso, as mudanças naturais no tecido adiposo que acompanham o envelhecimento podem levar o corpo a ganhar peso, de acordo com um artigo publicado em setembro de na Nature Medicine.
Velocidade do seu metabolismo
A rapidez com que você os queima é baseada em seu metabolismo – reações químicas que mantêm seu corpo.
Se você tem um metabolismo lento, seus genes podem ser os culpados. Ou você pode não ter massa muscular magra suficiente.
Pessoas com corpos magros e musculosos queimam mais calorias do que pessoas com maior porcentagem de gordura corporal.
Além disso, seu metabolismo diminui cerca de 2% a 8% a cada década. Isso pode ser devido à diminuição da massa muscular.
Não dormir o suficiente
Trabalhar no turno da noite também coloca em grande desvantagem quem tem dificuldades para emagrecer.
A interrupção do seu ritmo circadiano pode levar ao ganho de peso – e alternar entre os turnos da noite e do dia, como muitas pessoas fazem para passar mais tempo com a família, é o pior de tudo. É apenas uma interrupção ininterrupta de um padrão normal de sono-vigília saudável.
Por exemplo, um estudo publicado no International Journal of Obesity observou a perda de peso ao longo de 12 meses em quase 2.000 participantes e descobriu que aqueles com menos variabilidade em seus padrões de sono eram mais propensos a ter mais sucesso em seus esforços de perda de peso.
Claro, nem todo mundo tem o luxo de escolher seu horário de trabalho ou ter um chefe flexível. Mas se você puder ajustar seu horário de trabalho para durante o dia, pode ser melhor para sua saúde.
Leia também::: Quais as causas do efeito sanfona?
Tenha a estratégia certa
Há ainda diversos fatores que precisam ser considerados para acelerar o processo de emagrecimento, bem como manter um peso saudável ao longo do tempo.
É por isso que aqui na EB Clínic deselvemos um método exclusivo, chamado de “EB Definitivamente Magra”. Nele contamos com uma equipe multidisciplinar que avalia cada paciente de forma única e elabora a estratégia mais assertiva para seu emagrecimento.
Dessa forma, mesmo as pessoas com dificuldade para emagrecer, conseguem atingir seus objetivos de redução de peso, ao mesmo tempo que mantém um corpo saudável por mais tempo.
Quer saber mais sobre nosso Método exclusivo? É só clicar no botão abaixo e agendar uma consulta de avaliação!